1-C
2-
a) Para esta resposta, o aluno não precisa saber do desfecho do governo Collor; mas
sim do governo Jânio. A resposta “deu no que deu” refere-se ao curto governo de
Jânio – 8 meses – que terminou numa renúncia inesperada. Ou seja, Jânio estaria
comparando a pouca idade de Collor à sua própria quando assumiu a presidência, e
manifestando preocupação com o fato: no seu próprio caso, o governo terminou de
maneira melancólica. (e os alunos estudarão que o governo de Collor durou mais,
mas também terminou melancólico, com um impeachment).
b) O aluno deve relacionar a classificação às ações de Jânio – sempre de olho no
marketing, no espetáculo. Pode mencionar a época da campanha, quando andava
com caspa visível nas roupas e sanduíches de mortadela nos bolsos; a vassoura que
“varreria” a corrupção. Pode mencionar a própria renúncia: um ato preparado para
lhe dar mais poderes junto ao Congresso e que terminou com sua saída do poder.
3-
a)Jânio prometia melhorar o país e livrá-lo da corrupção, o que implicava em crítica ao então presidente à época da campanha.
b)A renúncia. Este item não requer maiores elaborações: o aluno deve apenas identificar que essa foi a maior marca da passagem de Jânio pela presidência, 8 meses após a posse.
c)foi deposto por um golpe militar.
4-b
5-b
6-igual da apostila corrigido em sala
7-b
8-Coluna Prestes -
9-A Coluna Prestes foi formada por militares envolvidos em dois movimentos rebeldes anteriormente ocorridos no país: no Rio Grande do Sul, os rebeldes provenientes de uma insurreição foram derrotados inicialmente pelos governo, mas conseguiram escapar; em São Paulo, os rebeldes que haviam ocupado a cidade por 22 dias não tiveram outra escolha senão organizar uma retirada, tendo em vista os bombardeios aéreos desferidos sobre a capital paulista. Ambos os grupos rebeldes encontraram-se em suas rotas de retirada, no Estado do Paraná: os paulistas eram então liderados pelo General Isidoro Dias Lopes e Miguel Costa, além dos tenentes Eduardo Gomes, Juarez Távora e Joaquim Távora: os gaúchos eram então liderados Siqueira Campos, João Alberto e Luís Carlos Prestes. Todos passaram a fazer parte das lideranças da Coluna, com exceção do General Isidoro Dias Lopes que, já idoso, acabou por pedir asilo político à Argentina.
O comando dos 1.500 homens reunidos deveria ser unificado: o comando militar é exercido por Miguel Costa, sendo Luís Carlos Prestes o chefe do Estado-maior. A Coluna, além de seu caráter militarista, passa a configurar um programa de reformas, que é divulgado aos povoados com os quais o movimento entrou em contato em suas jornadas. Apesar de sua invencibilidade frente às tropas do governo, a Coluna não chegou a atingir seus objetivos de provocar a rebelião popular generalizada no interior do país: o povo temia grandemente possíveis represálias do governo. Desta forma, a coluna não conseguiu derrubar o governo vigente. Porém, os tenentistas que da Coluna participaram decisivamente no quadro político do período da Revolução de 30 e, no caso de Prestes, na Intentona Comunista de 1935. Ao fim das jornadas da Coluna pelos interior do país, muitos membros remanescentes ainda prosseguiram sua luta contra os regimes oligárquicos na Bolívia e no Paraguai.
10-Olga foi extraditada para Alemanha Nazista de Hitler. Foi uma crueldade pq Getúlio Vargas sabia o que aconteceria com ela. Ela foi mandada para um campo de concentração, teve sua filha arrancada de seus braços e posteriormente morreu em uma câmara de gás.
11-Este documento é um exemplo de como os avanços trabalhistas daquele período eram repassados à população como uma dádiva, uma iniciativa de Vargas que presenteava e protegia os trabalhadores. Esvaziava-se a ação dos sindicatos e da mobilização política. Estabelecia-se uma relação de dependência da população que deixava de lutar por direitos porque tinha um líder, cuja imagem de pai dos pobres, providenciaria "sem lutas" as medidas de que o povo necessitava.
12- Plano de Metas foi um plano de desenvolvimento idealizado por JK, consistia em 31 metas. as metas de destaque eram cinco.
não ...nem todas as metas foram cumpridas, como por exemplo saude e educação.
Nossa industrialização foi feita com capital estrangeiro ( empréstimos) para pagamento desses emprestimos foi investido mas capital nas Industrias que geram lucro mais rápido para pagamento de nossa dívida externa, por isso ate hj há poucos investimentos em saúde e educação.
Juliana Dias