sexta-feira, 1 de julho de 2011

Desafio de Geografia


No dia 10  de agosto os alunos do 8, 9 do Ensino Fundamental  e 1 ano do Ensino Médio participaram do Desafio de Geografia.
Desafio National Geographic é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua quarta edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.
O que estudar

Os principais assuntos que serão contemplados nas provas do Desafio 2011 podem ser pesquisados na Matriz de Referência, como relações sociedade-natureza, usos dos recursos naturais, sustentabilidade, cidades, patrimônios culturais da humanidade, inovações nos sistemas de energia, transportes, comunicações e informações, a mobilidade espacial e a constituição de uma escala global de relações humanas, além de habilidades de leitura, produção e interpretação de mapas e textos em diferentes gêneros.

 Ler a revista National Geographic

A revista National Geographic Brasil é uma excelente fonte de informação sobre as diferentes realidades do mundo contemporâneo. Para consultá-la dirija-se à biblioteca de sua escola ou a uma biblioteca pública de sua cidade. Importante: não se atenha apenas às matérias de cunho geográfico. Procure ler outros assuntos que constam da revista, como reportagens sobre energia, história, arqueologia, vida animal, entre outras.
Dica: procure ler os textos com muita atenção, faça fichas-resumo de cada reportagem e tente extrair as ideias principais do texto. Fique atento aos processos geográficos e históricos que estão em jogo. Depois, relacione com outros conhecimentos que você já adquiriu.
Não se esqueça de analisar detalhadamente fotos, mapas, gráficos e tabelas. Procure “ler” as imagens com olhar crítico.
Além do estudo individual, com a orientação de seu professor, você também pode criar grupos de estudo, reunindo outros jovens que participarão do Desafio. O seu professor também pode auxiliar na elaboração de projetos coletivos de pesquisa em diferentes fontes e na elaboração de testes de conhecimentos para os alunos.
Mas se você não tem acesso à revista impressa, não se preocupe. Praticamente todo o seu conteúdo está no site da revista, que é atualizado no início de cada mês. Uma boa dica é reproduzir o texto do site em um documento Word. Com uma ferramenta marca-texto, selecione os principais conceitos, acontecimentos e processos e reflita sobre eles.
Em seguida, escreva textos explicativos sobre os temas e assuntos selecionados e discuta os resultados com seus colegas e o professor. Você poderá também criar um banco de textos, mapas e gráficos. No site, você também tem acesso às fotos e mapas interativos disponíveis e poderá participar dos Quiz sobre as reportagens. Também veja os vídeos que retratam momentos marcantes das reportagens.
Outra dica é ler os blogs dos fotógrafos brasileiros da National e explorar todos os links ali apresentados. Por todos eles há temas importantes para o Desafio.

 Já somos 7 bilhões

Um excelente assunto para ser lido e debatido em sala de aula é a questão demográfica. O planeta Tera tem hoje mais que o dobro de sua população em 1960. Multiplicamo-nos como nunca, reconhecem os demógrafos, mas isso não é motivo de pânico. Ainda. Esse é o tema da reportagem de capa da edição de janeiro de 2011 da revista National GeographicConfira.

 Site Planeta Sustentável

Outra sugestão para aperfeiçoar seus conhecimentos é acessar constantemente o site Planeta Sustentável, que reúne notícias, reportagens e artigos publicados por várias revistas da Editora Abril. Lá, você encontra matérias interessantes, em especial sobre o Brasil, nas áreas de ambiente, sustentabilidade, energia, transportes, entre outros temas. Vale também pesquisar o Atlas National Geographic, uma obra composta por 26 volumes lançada em 2008.
Por fim, não deixe de fazer os exercícios propostos por seu professor e fique atento ao conteúdo de seu livro didático. O importante, porém, é ter consciência que para ir bem no Desafio é preciso se superar e se dedicar. Aproveite para esta oportunidade para adquirir mais conhecimento. Esta é uma viagem sempre prazerosa e pode render bons resultados. Bons estudos.

 O que vai cair nas provas?

Estudantes e educadores nos perguntam sobre quais serão os temas que cairão nas provas. Não é o objetivo deste Desafio adiantar esses conteúdos. Recomenda-se que os estudantes naveguem por todos os links deste site e leia atentamente as seções Novidades, Como se Preparar e Blog e leiam atentamente as reportagens publicadas no site da revista National Geographic Brasil, inclusive os blogs, cujos conteúdos podem ser usados na produção das provas. O mesmo vale para os professores que encontram dicas preciosas no Guia para Educadores e outras informações importantes na Matriz de Referência.
Além disso, os estudantes devem procurar seus professores para, juntos, organizarem um programa de estudos com o material disponibilizado neste site. Em 2008, por exemplo, muitos professores organizaram aulas especiais no contraturno preparadas com o material disponível neste site. Também recomenda-se o acesso às provas das edições de 2008 2009 e de 2010, que podem ser de muita valia para os estudos.

 Serra do Navio: uma cidade-fantasma no Amapá

Nos anos 1950, uma cidade-modelo surgia na Floresta Amazônica. Restaram hidrantes, plantas exóticas, casas decadentes e uma jornada de trem no meio da selva. Saiba mais  sobre a cidade de Serra do Navio, no Amapá.

 O império Inca e o drama da população de Bangladesh

A edição de maio da revista National Geographic Brasil traz duas excelentes reportagens que merecem ser lidas com atenção.
O artigo Os incas no topo do mundo mostra como os arqueólogos buscam nos Andes peruanos as origens do vasto e misterioso império pré-colombiano. Confira também A chegada a Machu Picchu, que relembra a expedição do arqueólogo americano Hiram Bingham, realizada em julho de 1911, quando foram descobertas as ruínas de um antigo templo inca. Vale a pena também apreciar a galeria de fotos.
Já o artigo Lá vem a chuva retrata como os habitantes de Bangladesh têm se adaptado às mundanças climáticas.  Confira também o vídeo que mostra os perigos da migração interna no país.

 A hora de Xangai

A cidade chinesa quer reviver as glórias do passado. A diferença é que agora ela olha mais para o seu interior do que para influências estrangeiras. Confira.

 Gosta de mapas e precisa de uma fonte confiável para fazer suas pesquisas escolares?

Então acesse o Atlas Geográfico Escolar do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), órgão oficial do governo, que oferece um conteúdo apropriado para jovens estudantes. Nesse link você encontra mapas com a divisão político-administrativa de todos os estados brasileiros, além de mapas sobre hidrovias, população, densidades demográficas e parques e reservas indígenas, entre outros temas.

 A força da Patagônia chilena

Uma das grandes áreas selvagens remanescentes no mundo, cujo futuro é incerto: geleiras derretem e criatórios de salmão ameaçam o equilíbrio. Com seus picos escavados por geleiras, o sul do Chile é um dos lugares mais agrestes do planeta. Mas talvez dure pouco tempo. Confira noartigo publicado pela National.

 Exercícios para quebrar a cabeça

Estudante, você gosta de questões cabeludas para testar o seu conhecimento? Então, aproveite. Acesse as provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação, e veja como foram as últimas avaliações. Com certeza, é um bom caminho para ir bem nas provas do Desafio National Geographic.

 O planeta pede água

Outra bola dentro do site Planeta Sustentável é a reportagem sobre o crônico problema da falta de água potável no planeta. A coisa é séria. Alguns especialistas até preveem que não demorará muito para haver conflitos entre países que disputam mananciais de água. Ela é fundamental à vida. Mas nem todos têm acesso a ela. Relatórios da Organização das Nações Unidas (ONU) repetem o diagnóstico cada vez mais alarmante: mais de 1 bilhão de pessoas – o equivalente a 18% da população mundial – não têm acesso a uma quantidade mínima aceitável de água potável.

 A história do Jardim Botânico do Rio de Janeiro

Ele é o mais antigo Jardim Botânico no Brasil. Foi criado em 1809, um ano depois da chegada da família real ao Rio de Janeiro. Espionagem, pirataria e amor pela ciência estão na base de sua criação. Saiba mais na reportagem publicada na revista National Geographic Brasil.

 Edição especial – Energia

A revista National Geographic publicou uma edição especial só sobre energia. Entre outros assuntos destacam-se como conter o aquecimento global, as energias limpas e o custo ambiental pela busca de energia para saciar a demanda ambiental. Confira.

 A verdade sobre a Amazônia

O Planeta Sustentável publicou uma grande grande reportagem produzida pela revista Veja sobre o que está acontecendo com a Amazônia. De forma simples, direta e objetiva, a matéria procura reunir as principais informações sobre o que está rolando na maior reserva natural do planeta. Imperdível. Confira.

 Tudo sobre o aquecimento global

Você tem dúvidas sobre o que é o aquecimento global e como suas consequências, como as mudanças climáticas, podem influenciar a vida de todos nós? Então baixe a cartilha preparada pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM) e discuta com seus colegas. A informação é do site Planeta Sustentável, da Editora Abril.

 A complexa questão dos imigrantes legais e ilegais

Cerca de 175 milhões de pessoas hoje vivem fora de seus países de origem. Esse elevado número engloba tanto os imigrantes — legais ou ilegrais — quanto os refugiados. A questão é complexa e mereceu reportagens, artigos e entrevistas publicadas no site da revista Veja, que também preparou um mapa virtual sobre o tema.

 Que tal viajar pelo Brasil sem sair da frente do computador?

É uma boa, não? Então acesse o site do Guia Rodoviário do Guia Quatro Rodas, da Editora Abril. Você encontra um roteiro detalhado do trajeto rodoviário da viagem de carro, as distâncias a serem percorridas, além de informações sobre as condições das rodovias, distâncias e gastos com pedágios. É possível fazer uma viagem virtual para qualquer. Que tal transformar o aprendizando numa brincadeira familiar? Envolva seu familiares, por exemplo perguntando a seus pais qual foi a cidade mais distante que eles já visitaram. Com certeza, eles lembrarão de fatos interessantes e curiosos que rolaram nessa viagem.

 Você já ouviu falar em rios voadores da Amazônia?

Não… Então leia a reportagem publicada no site Planeta Sustentável. De quebra, você ainda você se delicia com belas imagens aéreas feitas pelo piloto e fotógrafo Gérard Moss.

 Aborígene, floresta xerófila, IPCC, troposfera…

Você não sabe exatamente o que significam essas palavras e siglas estranhas e tem muitas dúvidas quanto a outros termos que sempre aparecem nas aulas de Geografia ou Biologia? Então, consulte o Glossário preparado pelo site Planeta Sustentável. Ele pode ser muito útil nos estudos e na preparação para o Desafio.