quarta-feira, 10 de agosto de 2011

9 ano - Lista de Exercícios -Geografia

Data de entrega:  15/08/11 VALOR 30 PTS

1- O termo monção, derivado de uma palavra árabe que significa estação do ano, designa a mudança de direção e de sentido dos ventos do inverno e do verão no sul e no sudeste da Ásia. Explique a distribuição anual das chuvas, associada ao mecanismo das monções, no subcontinente indiano.

2- “Os usineiros estão aproveitando a alta do petróleo para ressuscitar a proposta de retomada do Proálcool. Hoje, mais de 55% da cana-de-açúcar moída no país se destina à produção de álcool.

Já o presidente da Unica (União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo), Eduardo Carvalho, afirma que o governo deve primeiro definir o futuro do carro a álcool, uma vez que há o compromisso de estímulo ao crescimento da 'frota verde'' (veículos não-poluentes).
Não precisamos mendigar barris de petróleo com a Opep. Temos que incluir o álcool na matriz energética brasileira.” (Adaptado de SÉRGIO RIPARDO, "Usineiros propõem retomada do proálcool", "Folha News").
A) O que foi o Pró Alcool?
b) Como foi a criação da OPEP?
c) COMPARE o perfil atual da produção sucroalcooleira com o panorama histórico concernente a criação do Proálcool na década de 1970.


Analise o gráfico.
3- 

(www.geografiaparatodos.com.br. Adaptado)

A partir dos índices apontados no gráfico e de conhecimentos sobre os países mais populosos do mundo, as letras A, B, correspondem, respectivamente, a quais países:

4-  O controle da natalidade na China é feita a partir da política do filho único, onde um casal só pode ter um filho. Com isso as autoridades visam controlar o número de habitantes da China.

O problema se deve ao fato de as famílias chinesas preferem os filhos homens, já que cabe a eles a obrigação de sustentar os pais na velhice, enquanto as filhas se afastam do núcleo original ao se vincular à família do marido.A preferência pelo sexo masculino é reforçada pela expansão
do mercado de trabalho capitalista, que proporciona uma remuneração média mais alta aos homens que às mulheres, em contraste com o nivelamento salarial implantado pelo comunismo,em decadência.
Também é comum mulheres fazerem uma seleção do sexo do bebê pelo pré-natal ou ultra-som, abortando no caso de ser uma menina ou abandonando-a logo após o parto.


a) Por que a China adota uma política- antinatalista?
b) Apresente duas preocupações econômicas do governo chinês 

5- O sistema agrícola denominado Agricultura Irrigada ou Jardinagem, praticado principalmente no Sudeste da Ásia, apresenta:
a. rizicultura nos vales dos rios e encostas/ mão-de-obra numerosa/ grande subdivisão das pequenas propriedades/ cuidados manuais com o solo e plantas.
b. monocultura do chá nas planícies fluviais/ mecanização/ grande subdivisão das pequenas propriedades/ seleção de sementes e mudas.
c. rizicultura nos vales dos rios e encostas/ mecanização/ seleção de
sementes e mudas/ produção para o mercado externo.
d. plantação de seringueiras nas planícies e encostas/ mão-de-obra numerosa/ grandes propriedades/ produção para o mercado externo.
e. monocultura do chá nas planícies fluviais/ pequena mecanização/ grandes propriedades/ produção para o mercado interno e externo

6-O que são dobramentos modernos? Fala uma relação com o continente asiático.

Bons Estudos!!!