Ano da França no Brasil
O Ano da França no Brasil é uma iniciativa do governo dos dois países, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.
Para isso, serão realizados centenas de eventos em todo o País, como exposições, shows, concertos, ciclos de cinema, seminários e festivais, que darão ao público brasileiro a oportunidade de acompanhar manifestações artísticas da França contemporânea e conhecer mais a fundo a cultura daquele país.
Mais informações nos sites: http://www.anodafranca.com.br/ e http://www.anodafrancanobrasil.cultura.gov.br/
O Ano do Brasil na França, ocorrido em 2005, mobilizou mais de dois milhões de franceses e obteve um grande retorno de mídia, atingindo os principais veículos de comunicação do país durante quase todo o ano. Como resultado, houve um aumento de 27% de turistas franceses no Brasil e mais de 450 milhões de dóllares em produtos brasileiros exportados para a França.
Mais de 200 projetos já foram chancelados (aprovados para a programação oficial), entre eles o "Caravana Musical do Musette", projeto de música que passará por 15 cidades no Brasil apresentando a história da música popular francesa, desde sua origem (na cultura urbana parisiense do início do século XX) até dias atuais, com as releituras de jovens músicos.A abertura está marcada para 21 de abril, com um espetáculo circense na cidade do Rio de Janeiro e uma homenagem à França na festa da Inconfidência Mineira, em Ouro Preto (MG). Durante o ano, na Pinacoteca de São Paulo, haverá uma exposição com obras do pintor, desenhista e escultor Henri Matisse. Já no Masp (Museu de Arte de São Paulo) serão expostos trabalhos do pintor e gravurista Marc Chagall. Personalidades francesas como os músicos Artur H e Camille, a artista multimídia Sophie Calle, o escritor Muriel Barbery e o sociólogo e filósofo Edgar Morin devem vir ao Brasil, que também receberá grupos de teatro de rua, mostras de cinema e fotografia e concertos eruditos. Franceses participarão de grandes eventos do calendário brasileiro, como: o Festival de Ópera de Manaus; a Virada Cultural e a São Paulo Fashion Week, na capital paulista; as festas do dia da Independência (7 de setembro), em Brasília; o aniversário da cidade de São Luís (8 de setembro); a Feira do Livro em Porto Alegre e o Festival Mundial do Circo, em Belo Horizonte.
LEMBREM-SE PARIS É A CIDADE MAIS VISITADA DO MUNDO!!!