sexta-feira, 3 de julho de 2009

Mais Reportagens - Desafio Nathional Geographic,

Mapa mundial
Preto: Mortes e infecções confirmadas
Vermelho: Infecções confirmadas
Laranja: Infecções não confirmadas

O que é a gripe suína ?

A gripe suína é uma doença causada pelo vírus influenza A, seu subtipo mais comum é conhecido como H1N1. A contaminação inicial se deu através de uma mutação que possibilitou que o vírus contaminasse pessoas em contato com porcos infectados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) preocupa-se com as novas mutações, que deram ao vírus a capacidade de se transmitir de pessoa para pessoa. Todos os casos recentes constatados no México procedem do contágio humano, segundo o Ministério Mexicano da Saúde. Tais acontecimentos levaram a OMS a declarar que a doença é uma "emergência na saúde pública internacional", e acaba de se tornar uma pandemia. A maior preocupação se deve ao fato de que muitas das vítimas são pessoas jovens e saudáveis.

É importante ressaltar que a transmissão não ocorre através do consumo de carne de porco, já que as temperaturas de cozimento da carne são fatais para o vírus.

O diagnóstico é feito através do uso dos kits enviados ao Brasil pela OMS, que podem detectar uma infecção em até 72 horas. Sem o uso do kit, o diagnóstico é feito em laboratório e demora 15 dias.

O VÍRUS SE EXPALHOU COM RAPIDEZ DEVIDO AO CONSTANTE FLUXO DE VIAGENS, A GRIPE SUÍNA AGORA CHAMADA DE H1N1 TEVE SEU NOME MUDADO POIS AS PESSOAS ESTAVAM RESISTINDO COMPRA CARNE DE PORCO COM MEDO DE SER CONTAMINADOS. A GRIPE SUÍNA AFETOU CONSIDERÁVELMENTE OS PAÍSES QUE DEPENDEM DO TURISMO. JULIANA DIAS

Em Cingapura, o turismo caiu 13% em maio em comparação com o mesmo mês do ano anterior. O Escritório de Turismo local apontou em comunicado que chegaram 730 mil turistas no período, ante 834 mil de maio de 2008. O governo atribuiu em parte o problema à gripe suína. O turismo é uma importante fonte de renda para Cingapura, que enfrenta sua pior situação em mais de 40 anos, por causa da crise econômica internacional. As informações são da Dow Jones.
sexta-feira, 26 de junho de 2009 estadão

Com gripe suína, países e empresas cancelam e desencorajam idas ao México

País é foco de surto de gripe suína que já atinge outros sete países.
Reino Unido e EUA recomendaram evitar viagens não essenciais.

Do G1, com agências internacionais


Governos e empresas de turismo ao redor do mundo estão cancelando e desencorajando viagens ao México por conta do o surto de gripe suína que assusta o mundo

Agências de turimo da França cancelaram as viagens ao país, segundo comunicado divulgado por operadores de turismo. Segundo eles, a decisão foi tomada após consulta às principais empresas do setor.

A empresa de turismo Carnival Cruise Lines disse que cancelou as paradas de três de seus navios no México nesta terça (28) por conta da doença. A empresa, baseada em Miami, disse que vai avaliar se a medida será prolongada.

A agência de turismo britânica Thomson cancelou dois voos do Reino Unido à localidade mexicana de Cancún e vai repatriar os britânicos que passam suas férias no México. Ao mesmo tempo, a companhia informou que se dispõe a trazer de volta ao Reino Unido seus turistas que estão no México, o que deve começar a acontecer ainda hoje.

O governo de Cuba também anunciou a suspensão dos voos para o México durante 48 horas.

Na segunda-feira, os EUA e o Reino Unido haviam recomendado a seus cidadãos que evitem viagens desnecessárias ao país .

Leia também: Associação de agências de viagens brasileiras desaconselha idas

Foto: AFP

Vestindo máscaras cirúrgicas, mexicanos entram em estação de metrô na Cidade do México nesta terça-feira (28). (Foto: AFP)


Comissão Europeia

Já a Comissão Europeia considera prematuro limitar as viagens aos países afetados.

"No momento, não vejo razões para limitar as viagens", declarou o comissário europeu de Saúde, Androulla Vassiliou, durante uma entrevista coletiva em Bruxelas.


Boa Leitura Juliana Dias